Home
Intranet
Imprimir
Mapa do Site

Fale Conosco

 

 

 

O QUE É A SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO?

 

A VII Semana Nacional de Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que compõe o Movimento Nacional de Conciliação, abraçada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O evento tem por objetivo quebrar o paradigma do Judiciário distante das reais demandas dos cidadãos, cujos interesses em conflito podem ser pacificados com maior eficiência quando se proporciona a composição das partes.

 

 

E O QUE É O MEGAMUTIRÃO DE CONCILIAÇÕES?

 

O Megamutirão de Conciliações da Justiça Federal, Seção Judiciária da Bahia, é uma etapa integrante da VII Semana Nacional de Conciliação e promete ser o maior do gênero da Justiça Federal da 1ª Região. Durante o Megamutirão, serão realizadas audiências de conciliação de diversas matérias da CAIXA, bem como o I Mutirão Multiconselhos, tendo como parceiros o COREN, o CRA, o CREA, o CRP e o CRC, dentre outros. Na condução do evento está o Núcleo de Conciliação, que tem o juiz federal substituto João Paulo Pirôpo de Abreu como coordenador adjunto.

 

 

POR QUE CONCILIAR?

 

Todo cidadão pode procurar a Justiça para reivindicar seus direitos, caso se sinta lesado ou ameaçado. A cada dia, o Judiciário dispõe de acesso mais fácil para quem deseja ver sua reivindicação atendida com redução de tempo e custos.

 

A Conciliação é um deles, pois representa a resolução de um conflito judicial de forma simplificada para ambas as partes. Por isso, a Conciliação está se consolidando como alternativa eficaz, rápida e satisfatória para solucionar diversas causas.

 

Por meio da Conciliação, as partes (pessoas que participam de um processo judicial, ora como autor, dando início ao processo, ora como a parte que se defende) comunicam à Justiça a intenção de conciliar, ou seja, a vontade de fazer um acordo. Desse modo, é marcada uma audiência e as próprias partes, perante o conciliador (que faz o papel de facilitador), acordam a solução mais justa para ambas.

 

Então, por que brigar na Justiça quando você pode fazer um acordo rápido e sem custos para solucionar o seu problema?

 

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

Ficha de inscrição: http://www.jfba.jus.br/processos/conciliacao/index.html.

 

Prazo de inscrição: até o dia 19 de outubro de 2012

 

Requisitos: número do processo, o número do contrato habitacional e, no caso dos conselhos profissionais, o número da inscrição profissional

 

Período de realização do Megamutirão de Conciliações: 6 a 14 de novembro de 2012

 

Local: Complexo da Caixa Econômica Federal – Travessa Comendador Pereira da Silva, s/n, Brotas (próximo ao Brotas Center).

 

Mais informações: (71) 3617-9136 e nucon.ba@trf1.jus.br

 

Página do Movimento Nacional de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça: http://www.cnj.jus.br/programas-de-a-a-z/acesso-a-justica/conciliacao